Indice

A vila de Pantufo está localizada no distrito de Água-Grande a 3 km da capital (São Tomé) que também encontra-se no mesmo distrito. Esta vila situa-se no extremo litoral sul do distrito da capital São-tomense; tem na sua vizinhança as localidades de São Marçal, Cova Barros (ambos pertencente ao distrito Água-Grande) e Praia Melão (situada no litoral norte do segundo distrito mais populoso de São Tomé e Príncipe).

(Agua Grande – Sao Tome e Principe)

 

População 

Relativamente à sua dimensão populacional, Pantufo está entre as localidades do país com maior população jovem de acordo com os últimos recenseamento conduzido pela Comissão Eleitoral São-Tomense realizado em 2021; estando este entre as dez localidades tais como:  Praia Melão, O que Del Rei, Bombom, S. João da Vargem, Reboque, Atrás de Hospital, Vila de Almas, Praia Gamboa, Boa Morte Baixo, e naturalmente Pantufo, com valores variáveis máximo de 56 mil a 26 mil (apresentado por ordem decrescente). 

Adicionalmente, Pantufo e arredores (Praia Melão, São Marçal e Vila de Almas) possuem uma diversidade étnica muito representativa da realidade etnográfica de São Tomé e Príncipe, com famílias e indivíduos  de origem ou ascendentes variadas, desde ascendência do litoral Africana, Cabo verdiana, Europeia, e obviamente o Forro e Angular. Naturalmente, para Pantufo, grande parte da população é ou são conhecidos como angulares (compreensível, considerando a atividade pescatoria central na vida dos Angulares). 

(As pessoas jovens)

 

Turismo e Cultura

Pantufo é também uma localidade e ponto turístico, digamos obrigatória, para qualquer visitante a São Tomé e Príncipe, considerando a sua riqueza cultural (música, folclore, arquitetura e engenharia colonial), Gastronômica e Desportiva. No que se refere a música, Pantufo além de grupo musicais  e artistas também serviu e teve seus naturais nas posições determinante nos grupos musicais notórios de São Tomé e Príncipe  entre eles pode-se exemplificar o notável grupo África Negra. Pantufo também é a localidade que detém muitos dos grupos de manifestações culturais diversas como Tchiloli, Danço de Congo, Puita,  Tragédia e Djambi. 

É notório a marca da arquitetônica colonial presente na baía de Pantufo. Pelos menos, na direção norte-sul sentido ao mercado de Pantufo observa-se uma organização urbanista marcado por edifício de alvenaria de piso térreo, com zona verde e arbusto tipicamente São-Tomense; na praça central, tem-se a Igreja de São Pedro (Pantufo) uma referência relativamente aos deixados da era colonial que comparável às outras paragens como pequenas cidades brasileiras. Junto à orla costeira constata-se ainda vestígios da presença da barreira protetora ao avanço mar e elegante escadaria em contacto com o mar na praça central.

(Igreja de Sao Pedro – Pantufo)

 

Gastronomia

Sabendo que a pesca constitui a principal actividade económica da população de Pantufo, como natural a familiaridade com diversidades com espécies marinhas constitui quase uma norma. Daí, os hábitos gastronômicos nesta localidade terem a base nos produtos marinhos, onde pode-se saborear diversos  pratos constituídos de peixes de diferentes formas, tamanhos e cores; de moluscos e crustáceos. Realça ainda, que estes produtos são consumidos quase imediatamente após a captura, isto é, com toda qualidade requerida. Quanto aos acompanhamentos, estes variam entre banana, fruta-pão, arroz, etc. tendencialmente seguindo os hábitos alimentares São-Tomense. Além destes pratos, aos pratos tradicionais também fazem-se presentes, por exemplo, o calulu e sua variedade.   

 

 

 

 

 

(Exemplos de peixes  facilmente acessivel na localidade de Pantufo – Sao Tome e Principe)

 

(Alguns produtos para acompanhar as saborosas iguarias de mar)

Partilha o artigo

Artigos relacionados